Social Media Marketing (SMM) é o processo de adquirir tráfego ou captar a atenção dos cibernautas através das Redes Sociais. Geralmente, as estratégias de Social Media Marketing centram-se no esforço de criar conteúdo que atraía a atenção e encoraje os leitores a partilhar esse mesmo conteúdo através dos seus contactos nas redes sociais. Deste modo, as marcas e empresas conseguem difundir a sua mensagem de “boca-a-boca”, o que, presumivelmente, merecerá mais crédito por parte dos utilizadores e potenciais clientes, em oposição à tradicional mensagem corporativa. Assim, esta forma de marketing na internet é desencadeada pelo “passa-a-palavra”, tendo origem nos próprios utilizadores.
As Redes Sociais têm-se tornado numa plataforma muito utilizada pelos cibernautas. Daí as empresas apostaram cada vez mais nesta plataforma para divulgarem as suas marcas ou produtos e, muitas vezes, para melhorar o serviço prestado aos seus clientes. As empresas verificam que as redes sociais servem para implementar campanhas de marketing a um preço extremamente baixo, pelo que apresentam um retorno de investimento muito elevado.