O que o marketing por trás de Barbie nos ensina

É impossível olhar para os lados e não enxergar tudo rosa. O lançamento do filme Barbie, a boneca mais famosa do mundo, tem sido estrondoso em todos os sentidos, aquecendo todo tipo de mercado possível através do marketing, vale ressaltar, muito bem feito.

Marcas de roupas, de calçados, de brinquedos e o ramo da gastronomia tem usado e abusado do rosa para impulsionar suas vendas. A marca atrelada ao filme tem estado em todo lugar, com uma fidelidade muito grande aos seus ideais e atingindo com impacto o público-alvo.

Mas, quais lições podem ser tiradas desse lançamento estrondoso?

(1)  O apelo emocional: o filme não é feito para crianças e o público-alvo é justamente aqueles que na infância tinham a barbie como brinquedo favorito. Agora, apresentada de outra forma, a boneca interpretada por Margot Robbie fala diretamente com esse público que, consequentemente, consome tudo relacionado ao filme junto de seus filhos. A relação emocional das pessoas com um produto é algo essencial e que pode muito bem ser aproveitada em uma boa estratégia de venda

(2)  Co-branding: uma das principais estratégias utilizadas no filme são parcerias com outras empresas. Redes de fast-food, marcas de roupas e brinquedos potencializaram o alcance do filme e fixou o rosa no imaginário de todos, até de quem não é fã da boneca.

(3)  Fan service: no mundo do cinema e das séries é muito comum as refilmagens e relançamentos. Quando isso acontece, existe uma grande demana pelo “fan service” que significa “dar aquilo que os fãs querem”. Isso reforça que o marketing do filme identificou exatamente aquilo que os fãs querem ver e entregaram exatamente aquilo que eles queriam.

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