Eles fazem parte dos nossos dias. Basta abrir qualquer rede social e se deparar com aquele rosto já conhecido e que detém o respaldo para indicar produtos e serviços para você.
No mercado atual, pautado por tendências, guiados por personalidades e facilitado pela tecnologia, é importante se perguntar: quanto os influenciadores digitais podem guiar nossas compras?
Bem, segundo uma pesquisa da CupomValido com dados da Statista e da HootSuite, (pasme!) o Brasil é o país onde os digital influencers são mais relevantes. Cerca de 43% da população já adquiriu algo por conta deles.
Isso te assusta ou te conforta?
Antes de julgar, vale a pena lembrar de quando você assistiu aquele vídeo para se decidir sobre qual eletrônico comprar. Quando você verificou as blogueiras fazendo review de terminados produtos. Ou mesmo quando arrastou pra cima no publi daquele comediante/ator/cantor que você gosta.
Os produtores de conteúdo geram números para as marcas. Não é à toa que eles continuam sendo buscados e utilizados.
Além de ajudarem a humanizar o negócio, eles podem fazê-lo parecer mais dinâmico e mais conectado à realidade do público. Sem falar que sua marca pode receber certa validação por utilizar uma pessoa influente na divulgação.
Mas escolher uma dessas personalidades do mundo digital não é tão simples quanto parece. É preciso fazer diversos comparativos entre o público do influenciador e o seu. Conferir números, avaliar taxas de engajamento, analisar o tom de quem fala e saber para qual público o profissional apela… Quanto mais detalhes, melhor.
Uma decisão acertada pode definir a estratégia de marketing de maior sucesso do seu ano.