Mensuração de resultados no marketing digital

Identificação dos objetivos do negócio

O começo dessa lista pode ser chato para muitas pessoas e pode surgir questões como, por que essa informação é tão importante? Não tem como pular, pois não temos nada em mente dentro da empresa?

Essa é uma grande falha que você e sua empresa podem cometer na mensuração de resultado, pois sem um objetivo, vocês nunca saberão se o resultado ou estratégias estão boas ou ruins. Por isso o primeiro passo que deve ser feito com a sua equipe e também com os gestores do negócio é a definição do objetivo do negócio.

Para que esse tema não fique tão lúdico para você, podemos imaginar em algumas questões para tentar extrair esse tipo de informações, por exemplo:

Por que seu site ou campanhas existem? Algumas das respostas que podem vir a tona serão basicamente:

  • Conhecimento da marca;
  • Gerar leads pelo site;
  • Fazer com que esses leads se interessem pelos serviços ou produtos;
  • Vender produtos e serviços;

Definição de metas claras e alcançáveis

Para atingir os objetivos do seu negócio, você precisará de metas claras e alcançáveis, por isso você poderá responder algumas perguntas como por exemplo:

Quais são os caminhos para criar consciência da minha marca?

R: Campanhas online e offline

Como posso gerar leads pelo site?

R: Capturar emails e contatos

Como fazer esses leads se interessarem pelo meu produto ou serviço?

R: Apresentação da empresa e portfólio de serviços

Como podemos engajar essa pessoa a compra meu produto ou serviço?

R: Fazer com que ela faça uma reunião com minha equipe comercial

Documentar os principais indicadores de desempenho

Você já possui os objetivos e as metas da sua empresa, agora você precisará dos KPI’s para cada ação, com isso será possível avaliar da melhor maneira os resultados. Seguindo o mesmo caso podemos definir da seguinte maneira:

  • KPI para conhecimento da marca: Quantidade de visitantes no site
  • KPI para geração de leads: Conversões em formulários de newsletter e contato
  • KPI para interessados no produto ou serviço: Download da apresentação da empresa
  • KPI para vendas de produtos ou serviços: Reuniões feitas com a equipe comercial

Definir parâmetros para cada KPI

Nesse momento é a hora de saber se um resultado está bom ou ruim, com isso você deverá a começar a definir os parâmetros para cada KPI.

  • Quantidade de visitantes: 20.000/mês
  • Conversões no formulário de newsletter: 450/mês
  • Conversões no formulário de contato: 200/mês
  • Downloads da apresentação da empresa: 300/mês
  • Reuniões com a equipe comercial: 60/mês

Agora você começa a ter uma cara melhor para a mensuração de resultados em marketing digital.

Segmentos a serem analisados

A última fase da mensuração de resultados em marketing digital é composta pela subdivisão dos segmentos, com isso você conseguirá interpretar quais são as causas do sucesso ou falha da sua estratégia, pode dividir da seguinte maneira:

  • Grupo de pessoas: veja quais são os dados demográficos, geográficos e interesses desses usuários;
  • Fontes de origem: os canais que geram visitas e leads para sua empresa;
  • Comportamento dos usuários: verifique se as pessoas estão executando as ações mais importantes para o seu negócio;
  • Resultados: subdividindo essas camadas, quais são os melhores e piores resultados de acordo com suas metas e objetivos;

Como mensurar essas informações de maneira simples?

Essa é uma pergunta bem simples. Ferramentas como o próprio Google Analytics nos possibilitam encontrar esses tipos de informações, centralizando todos os dados e nos ajudando a tomar decisões mais rápidas.

Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *