A Importância das redes de afiliados no mercado digital brasileiro

Como todos sabemos, com o passar do tempo a aquisição de usuários e geração de novas vendas em um site de e-commerce foram ficando cada vez mais caras e inflacionadas. Sem dúvidas, esta é uma das maiores preocupações de quem gerencia um site de e-commerce. Custos com ferramentas geradoras de tráfego como Google, Facebook, retargeting, entre outros, precisam ser controlados minunciosamente e uma falta de atenção com os mesmos pode acarretar em grandes perdas e até a inviabilização do negócio.

Os benefícios da redes de afiliados

Diferente das estratégias de marketing mencionadas acima, o mercado de afiliados tem como seu grande diferencial a forma de custeio. Todo investimento é baseado em uma comissão sobre a venda, isto é, não há nenhum risco de se investir na estratégia de afiliados e obter prejuízos. O anunciante que decidir por essa estratégia só pagará ao fornecedor se o mesmo trouxer venda a ele. Normalmente, é estabelecido uma média de 8% sobre a venda realizada, mas esses valores são facilmente negociados de acordo com o segmento de cada anunciante.

Geralmente, os fornecedores desse mercado são as redes de afiliados. Essas são plataformas que reúnem bases gigantescas de sites parceiros divididos em diversas categorias e que são responsáveis pela geração do tráfego e venda dos produtos e/ou serviços dos anunciantes. Esses parceiros podem ser blogueiros e influenciadores, sites de cupons e promoções, ou até mesmo soluções de tecnologia que trabalham com a otimização do tráfego do anunciante, tais como diminuição do bounce rate e recuperadores de carrinhos abandonados.

As redes atuam como um intermediário entre o site de e-commerce (anunciante) e os afiliados (geradores do tráfego). As mesmas são responsáveis por toda a tecnologia envolvida na operação, divulgação das ofertas do anunciante, pagamentos para cada afiliado, entre outros. Em um breve resumo da operação, o anunciante “X” encaminha as suas principais ofertas para a rede de afiliados e a mesma se compromete em cadastrá-las em sua plataforma, divulgá-las para a base de afiliados, fazê-los aderir às campanhas, muní-los de reports e, por fim, remunerá-los pelas vendas realizadas.

Porém, um assunto que vem tomando bastante espaço nas discussões sobre a estratégia de afiliação no e-commerce é a transparência. Grande parte das maiores redes de afiliados do Brasil não oferece abertamente e claramente a informação de quem é o afiliado e qual a estratégia do mesmo para realizar as vendas obtidas.  Sem ter essa visão clara, gerentes de marketing dos e-commerces perdem a possibilidade de desenhar as melhores estratégias para atingirem a performance no canal.

Deste modo, fica claro a importância de escolher, como parceiro, as redes que ofereçam reports robustos, claros e transparentes. E ainda, selecionar aquelas que possuem histórico e reconhecimento pela qualidade de suas tecnologias, seriedade e honestidade para com o mercado.

*Esta matéria foi escrita pela Rakuten Marketing Afiliados, empresa pioneira no mercado do afiliação global. Para se tornar um afiliado ou anunciante, clique aqui e acesse.

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